A natureza delicia-se na comida mais simples. Todos os animais, exceto o homem, comem um só prato. (Joseph Addison)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A maneira de demonstrar o amor !

Ha mais ou menos 1 mês comecei a fazer terapia... estranho dizer / ouvir isso; acho que nunca pensei nessa possibilidade, mas enfim, é uma experiência no minimo diferente !!

Durante nossas conversas surgem assuntos inesperados, muitas vezes me lembro daquele filme  "Sem reservas" (2007), com a Catherine Zeta-Jones, onde por muitas vezes o tema das conversas com o terapeuta sao receitas ou até levando pratos pra ele provar.... sendo assim nesses encontros tento nao falar em comida, pratos, etc... mas claro q é quase impossível ! Muitas vezes ela diz que passo amor no olhar quando falo sobre esse mundo... alguns ja haviam me dito isso,,,

Nesta 1ª etapa ja li um livro e agora comecei outro, e nesse novo encontrei passagens muito legais, sao comparaçoes entre exemplos e assuntos relacionados a comidas. Acabei de ler um capitulo e  resolvi passar pro blog um trecho... foi a melhor forma de explicar como eu amo,,,, e demonstro esse sentimento ! 


-> texto extraido do livro 'Quando me conheci' de Jorge Bucay , Sextante / 2011 - titulo original: 'Las 3 preguntas'

...' Existem a minha maneira de amar e a sua maneira de amar, mas, para o bem e para o mal, a minha maneira é sempre única, peculiar - e é minha. O amor é um só, embora a forma como eu o expresso mude de uma relaçao para outra.
     Isso porque o tipo de vínculo se torna diferente de acordo com as coisas que acrescentemos ao amor, embora o sentimento puro seja sempre o mesmo...
     Amar e demonstrar esse sentimento podem ser duas coisas distintas para mim e para você. E nesse assunto, como em todos os demais, podemos estar em total desacordo sem que necessariamente um dos dois esteja errado.
     Por exemplo, sei que minha mae pode demosntrar amor de muitas maneiras. Quando convida alguém à sua casa e prepara a comida de que essa pessoa gosta, isso significa que ela ama seu convidado. No entanto, se em determinado momento ela prepara dois ou três daquelas deliciosas comidas árabes que precisam ser sovadas, cortadas, fervidas e ficar descansando na cozinha durante cinco ou seis dias, essa é a maior demonstraçao de amor que ela poderia dar a alguém. 
    E se as pessoas nao entendem esse jeito da minha mae, podem nao perceber que, para ela, isso é o mesmo que dizer 'amo você'. Isso é demonstraçao ? Nao sei ! Em todo caso, é a maneira dela de expressar seus sentimentos. Se eu nao entender a mensagem implícita no estilo de cada um, nunca poderei decodificar o que o outro expressa. (Uma vez por semana, quando me peso, confirmo quanto minha mae me ama e como decodifiquei bem sua mensagem)
     O que muda é a maneira como expresso meu amor na relaçao que estabeleço como o outro; mas nao o amor.'
---------

Achei muito poético e ao mesmo tempo lembrei da omelete da minha mae... ela nao sabe cozinhar e nem gosta e a única coisa que faz e só pra mim é essa tal omelete e nao adianta, eu nunca consigo fazer igual... só agora entendi.... é uma das maneiras dela dizer que me ama !  

Ha alguns meses também tive uma aula com meu professor Rafael, de copa, onde ele exemplificou a diferença entre mostrar que você se importa com aquela pessoa... e tanto faz,,, quando a pessoa vê que você demandou tempo para preparar algo pra ela ou mesmo quando você prepara algo exclusivo... neste caso ele usou como exemplo 2 casais num restaurante, onde ambos queriam pedir a mao da moça em casamento... um dos rapazes pede uma mousse de maracujá de sobremesa... o outro pede um crep suzette que é preparado na frente do cliente...  sutil... e nao precisa de muita coisa, só amor, como a omelete da minha mae !! 
Jackie Schwartz


Nenhum comentário:

Postar um comentário